​​​

Skip Navigation LinksSão-Paulo-da-Cruz

​Nasceu em 3 de janeiro de 1694 em Ovada, Piedmont, Itália como Paulo Francesco Danei e era o filho mais velho de uma nobre família, levou uma vida de austeridade até 1714 quando se juntou ao exercito Veneziano para lutar contra os Turcos. Enquanto adorava o Santíssimo Sacramento, numa igreja, compreendeu que não era aquela a sua vocação.Retornando a sua vida civil em 1720, teve uma visão da Nossa Senhora em um hábito preto com o nome de Jesus e segurando uma cruz branca em seu peito.

Na visão Virgem Maria teria dito a ele para fundar uma ordem religiosa devotada a pregar a Paixão de Cristo. Daí o nome "Ordem dos Passionatas" (Congregação dos Frades Descalços e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo). Durante 40 dias de reclusão ele escreveu a Constituição e as Regras da Ordem, a qual é ainda seguida.

Do bispo de Alexandria ele recebeu para si e para os membros de sua congregação o hábito dos Frades Descalços e, em 1725 a permissão do Papa Benedito XIII para receber noviços. Em 1727 ele foi ordenado com os seus Passionatas pelo próprio Papa. Ele e os companheiros se retiraram para o Monte Argentaro perto de Orbitello e ele passou varias e severas provações desde a crônica ameaça da guerra até a deserção de noviços. Não obstante Paulo trabalhou sem cessar e em 1737 o primeiro monastério dos Passionatas foi inaugurado.

Paulo se mudou e inaugurou uma segunda casa em Vetrella em 1744 e foi eleito Superior Geral da Ordem em 1747.Dois anos mais tarde ele conseguiu abrir o primeiro convento para freiras Passionatas em Corneto.Passou a viver em Roma mas sempre supervisionando pessoalmente a expansão de sua ordem.

Faleceu em 18 de outubro de 1775. Foi enterrado na Basílica de São João e Paulo por ordem do Papa Clemente XIV. São Paulo da Cruz foi um dos mais celebrados pregadores do seu tempo. Abençoado com dons sobrenaturais, ele tinha o poder de ver a distancia. e curar doentes apenas com sua benção. O povo lutava para tocá-lo e tirar um pedaço de sua túnica como lembrança.Foi canonizado em 1867 pelo Papa Pio IX. Sua festa é celebrada no dia 19 de outubro.​​