​​​

Skip Navigation LinksVicariato

​Fundação

Movida pela força missionária do carisma da Paixão de Cristo, a Província de Nossa Senhora das Dores, com sede em Nápoles - Itália, iniciou em 1952 e 1953, no Estado do Espírito Santo e Minas Gerais o Vicariato Nossa Senhora da Vitória.

Com o encargo de revelar o rosto compassivo de Deus, que manifestou-se plenamente na cruz, os missionários passionistas assumiram paróquias, obras sociais, direção espiritual, missões populares e outros trabalhos que de acordo com as diretrizes da Igreja do Brasil contribuíram para a implantação do Reino e a evangelização da porção do povo de Deus, do qual o Vicariato é parte integrante.

O começo do Vicariato, especialmente, foi marcado pela presença ardorosa dos primeiros padres e religiosos que aqui chegaram. Verdadeiros desbravadores, não mediam esforços para que Cristo, e Cristo Crucificado, fosse conhecido e adorado como nosso Salvador.

Em 24 de novembro de 1952 chega a Vitória, da Província do Calvário, Pe. Fulgênzio Espósito. No dia 14 de julho de 1953, partem de Genova com o navio "Giulio Cesare", os Religiosos: Pe. Giuseppe Amoriello, Pe. Felice Inglese, Pe. Daniele Del Bove, Pe. Alfredo Sabetta, Ir. Modesto Tirino. Eles chegam a Vitória no dia 1 de agosto.

foto 1Primeiros religiosos passionistas a compor o Vicariato


Em 9 de novembro de 1953, chegam outros dois missionários: Pe. Ferdinando Vitale e Pe. Umberto Piacente. Mais tarde se somaram à missão iniciada: Pe. Mariano Piacentini, Pe. Giuliano Mattei, Pe. Ambrosio Marafiotta, Pe. Flavio Giammetta, Pe. Germano Madonna e Pe. Eduardo Di Stassio.

Ação missionária
Com a carência de Padres diocesanos e a situação de abandono do povo, os Passionistas assumiram sobretudo as Paróquias (São Silvano, Paul, Jardim América, Barreiro, Barra de São Francisco).

Inseridos em regiões de periferia e grande pobreza, eles perceberam que a educação era o grande desafio a ser enfrentado, por isso, fundaram algumas escolas em: Jardim América - Cariacica (1957), Paul - Vila Velha (1957), S. Silvano - Colatina (1958), Barra de S. Francisco (1958), Barreiro
- Belo Horizonte (1962).

foto 2 

Em seguida, motivados pela Paixão pela Vida, os Passionistas do Vicariato, iniciaram os Projetos Sociais com o objetivo de defender e resgatar a dignidade humana. A Prioridade e atender os mais carentes, através de creches, trabalhos educativos com adolescentes e Dispensários.

Embora, desde o início, os Passionistas prestaram assistência a Paróquias, por falta de Sacerdotes, nunca eles deixaram a pregação de Missões Populares e Retiros - uma das precípuas finalidades da Congregação Passionista, por acreditar que a Paixão de Cristo continua sendo "remédio eficaz", também para os males de nosso tempo.

50 anos de caminhada

foto 3Janeiro de 2000: X Congresso do Vicariato


Ao celebrar os 50 anos de caminhada, o Vicariato de Nossa Senhora da Vitória presta seu serviço no Estado do Espírito Santo através de três Paróquias, dois Projetos Sociais e uma casa de Animação vocacional. No Estado de Minas Gerais, através de duas Paróquias, dois Projetos Sociais e duas casas de Formação.

No dia 5 de julho de 2000, um dos Religiosos do Vicariato, Pe. José Mauro Pereira Bastos foi nomeado Bispo pelo Santo Padre João Paulo. Ele é o primeiro Bispo da nova Diocese de Janaúba, no Norte do Estado do Minas Gerais, com território desmembrado da Diocese de Montes Claros e da Diocese de Januária.

O Vicariato quer continuar o seu caminho em comunhão com as diretrizes da Igreja do Brasil, inserido na realidade social, buscando à luz da Memória da Paixão, responder aos desafios encontrados. Bebendo da força de vida que nasce da Cruz de Cristo e partilhando esta força junto ao povo de Deus a nós confiado, sobretudo os crucificados que completam, em suas vidas sofridas, a Paixão de Cristo.

foto 4
Religiosos na assembléia de Dezembro de 2001

foto 5
Religiosos do Vicariato

Obras Sociais

Atendendo o Pedido de São Paulo da Cruz, os passionistas, através do trabalho com os mais necessitados, procuram, trazer vida às realidades sofridas. Os projetos sociais são de grande importância para o desenvolviento das crianças e no auxílio das famílias.

Conheça os nosso Projetos:

CRECHE “Pe. FERNANDO VITALE”
Rua Areoporto, 136
Bairro Santo Antônio
29716-110 – Colatina – ES

OBRAS PASSIONISTAS SÃO PAULO DA CRUZ
Creche
Estrada Jerônimo Monteiro, 341 - Bairro Paul
29120-002 – Vila Velha – ES
Tel. [0xx] [27] 3326-0772

OBRAS PASSIONISTAS SÃO PAULO DA CRUZ - Projeto de Vida

Rua São Paulo da Cruz, 5

Bairro Ipanema

36200-000 – Barbacena – MG

Tel / Fax [0xx] [32] 3331-9868

E-mail:  devidabq@netrosas.com.br

DISPENSÁRIO “SÃO PAULO DA CRUZ”
Rua Benjamim Dias, 278
Bairro Barreiro de Baixo
3064-0520 – Belo Horizonte – MG.
Tel. [0xx] [31] 3384-1666

Saiba sobre os passionistas .

Acesse o site: www.passionistas.org.br​​